Sobre nós

O Sítio Céu e Terra é um espaço de experimentação e multiplicação da Permacultura e Agroecologia. Localiza-se no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras -MG, região do Serro. 

O Sítio é parte dos Núcleos do Instituto de Permacultura Ecovida São Miguel, nosso Núcleo surgiu em 2013 após adiquirirmos um terreno na comunidade.

Fizemos um planejamento ao longo de 1 ano meio, depois começamos a implementar ações no núcleo, como platios e construções com terra. Hoje o Sítio possui uma construção com variadas técnicas de biconstrução, formando um belo mosaico de técnicas que se destaca principalmente pelo pioneirismo de sucesso no uso da recente técnica BRICKER ADOBE, desenvolvida por Fernando Pacheco, e pelo uso de técnicas avançadas em revestimento e bioconstrução inspiradas por Jorge Belanko e Gernot Minke. Criamos sistemas eficientes de manejo das águas a exemplo da captação da água da chuva recolhida pelo telhado da casa. Aqui todos nossos dejetos são tratados e usados como recurso. Nossos jardins estão cada dia mais agrobiodiversos e nossa alimentação também!

O próximo passo é a aplicação de tecnologias sociais como: aquecimento solar de baixo custo, desidratador solar, instalação de rocket stove(fogão foguete), ampliação da criação de abelhas e ampliação da agrofloresta, criação de pequenos animais, etc. 

Oferecemos consultorias, cursos e vivências, além da elaboração de projetos e planejamentos permaculturais e agroflorestais. Temos também o Programa de Voluntariado Sítio Céu e Terra. 

Entre em contato para contratar nossos serviços, trocar experiências, tirar dúvidas ou para solicitar uma vivência exclusiva para seu grupo. 

Nossa Visão e Missão

"Resgatar e amar um pedaço da Mãe Terra é muito mais profundo do que simplesmente criar sistemas para manter vivo o nosso corpo físico: é o resgate profundo da relação do SER humano com a Natureza, de substituir o tempo de relógio - nossa escravidão - por ritmos.
Tempo de caju, tempo de manga.
O levantar e pôr do sol.
A lua minguando e crescendo...
E percebemos que, de fato, precisamos de muito pouco para sentir a felicidade;
Que a integração com a beleza natural é uma fonte de satisfação mais profunda e serena do que grandes conquistas no mundo urbano.”
Marsha Hanzi
(trecho do livro "O Sítio Abundante")

Euro Henrique Caetano Matos

Ecólogo e educador popular, praticante e multiplicador da Agroecologia e Permacultura, é sócio-fundador do Instituto de Permacultura Ecovida São Miguel onde sempre atuou junto às causas socioambientais. Esteve envolvido em diversos projetos de Agroecologia e Permacultura no Brasil. Se encanta pelo modo de vida e conhecimentos dos povos tradicionais, pelos movimentos populares e práticas que envolvam uma vida simples e de autoconhecimento. Tem especial interesse pela Fitoterapia, Educação libertaria, Botânica, Vastushastra e Geometria sagrada, Geobiologia, Meliponicultura, Percussão, pintura em aquarela.

Dentre vários mestres, foi aluno: dos arquitetos Johan Van legan (Autor do Manual do Arquiteto Descalço), Gernot Minke (Autor do Manual de Construção com Terra), Vitor Lotuffo e do Agrofloresteiro José Ferreira.

Mayan Maharishi 

Comunicóloga, Educadora do Campo e terapeuta holística, tem um gosto especial pelos cuidados energéticos dos ambientes, dedicando-se a produção caseira de cosméticos naturais, produtos naturais de limpeza e produção de chás. Desenvolve ainda atividades terapêuticas com fitoterapia, cromoterapia, aromoterapia, geobiologia e homeopatia.

Faz parte do Instituto de Permacultura Ecovida São Miguel desde 2010, e desde então se dedica em estudos e atividades de permacultura que tem sido um caminho de vida simples e prosperidade. O envolvimento constante em atividades de educação, terapias e permacultura fez com que buscasse mais oportunidades na Educação do Campo UFVJM e tornou-se mestra em Estudos Rurais pela mesma institutição, é certificada pelo Gaia Education, em educação para sustentabilidade, tem formação em Homeopatia pela UFV e instrutora na mesma instituição. É pós-graduada em Artes Visuais pela UFMG. 

Alecrim

Cão dourado que nasceu no campo, nosso grande cãopanheiro, muito amoroso e cuidador do sítio. Interesse especial por salvar vidas nos poços e cachoeiras locais.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now